sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Inauguração da escada de peixe em Coimbra - 10 de Dezembro

Caros amigos,
No seguimento da nossa luta contra a construção da Mini hídrica a qual não teve envolvido qualquer estudo prévio que avaliasse as alternativas possíveis, como fosse por exemplo a colocação de mais uma turbina nas barragens já existentes ou a exploração da energia eólica, tendo o concelho de Penacova, zonas em abundância para a sua exploração, a Confraria da Lampreia  no âmbito da Plataforma Mondego Vivo que integra, vem informar que irá proceder à "inauguração" simbólica da Escada de Peixe do Açude Ponte, na qual foi uma das entidades que mais se envolveu para a sua realização.
A referida Escada vem possibilitar que espécies piscícolas migratórias, nomeadamente a Lampreia, possam regressar ao estuário do Mondego a montante do referido açude, obra essa que custou mais de 3 milhões de euros e que entrou em funcionamento no passado Verão.
A mini hídrica vem por em causa os benefícios que a referida escada trouxe, destruindo o habitat natural á desova da Lampreia.
Assim, a "inauguração" simbólica, ocorrerá no Próximo Sábado, dia 10 de Dezembro, pelas 11,30 horas, na margem esquerda do rio e junto ao Açude Ponte.
Estão todos convidados a estarem presentes.
Saudações Confrádicas,
O Mordomo Mor
Fernando Lopes

--
Confraria da Lampreia

Av. 5 de Outubro, n.º 11
3360-191 Penacova
Tel/Fax: 239 472 319
E-mail:  confraria.lampreia@gmail.com
Site:      http://www.confrariadalampreia.com.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário